segunda-feira, 9 de abril de 2012

Um grande dia na história da navegação acontecia em 10 de Abril de 1912. O Titanic, o maior e mais luxuoso transatlântico construído até aquela data, parte com 2.200 passageiros a bordo para sua primeira viagem de Southampton para Nova Iorque. Devido ao seu engenhoso e bem planejado sistema de compartimentos estanques, ele é considerado praticamente insubmergível. "Nem Deus consegue afundar esse navio!", afirmaram alguns. 14 de abril de 1912

 23h00min: O Titanic recebe uma mensagem de rádio: "Cuidado, icebergs!" - O aviso é desprezado. Que mal poderia fazer um pouco de gelo para o grande e insubmergível navio?  

23h40min: De repente uma enorme montanha de gelo aparece na frente do Titanic. Os alarmes tocam. Um estranho ranger se faz ouvir. Grande agitação na ponte de comando. A água entra muito rapidamente apesar dos compartimentos estanques. E aí vem a terrível comunicação: Estamos afundando!

 15 de abril de 1912 

 00h05min: Vinte e cinco minutos após a colisão. Ouve-se a ordem: Todos os passageiros para o convés! Preparar todos os botes salva-vidas! - O operador de rádio recebe a ordem para enviar a mensagem de SOS. Muitos ainda nem se dão conta da seriedade da situação. A banda de bordo continua a tocar suas músicas e muitos tentam desviar sua atenção do perigo real com alegria fingida.

 00h30min: Todos para os botes! Mulheres e crianças primeiro! - Muitos se negam terminantemente a entrar nos botes salva-vidas. Dizem: Não, nós não vamos. Queremos ficar. Aqui estamos mais seguros. O Titanic não vai afundar.

 00h45min: Os primeiros botes são lançados ao mar. Alguns apenas com a metade de sua capacidade de ocupação! Muitos dos lugares seguros nos botes ficam vazios. A maior parte dos 2.200 passageiros fica a bordo, perplexa, indecisa.  

02h18min: Todas as luzes do navio se apagam. O Titanic afunda nas gélidas águas do Atlântico, arrastando para a morte mais de 1.500 pessoas. Esse foi o trágico final de um dos capítulos da história do orgulho humano. Muitos dos que estavam a bordo do Titanic faziam planos e estavam convictos que alcançariam Nova Iorque. Eles pensavam: O que pode nos acontecer nesse navio tão imponente? Ninguém atrapalhará nossos planos! - Mas mesmo assim todos os planos se frustraram naquela noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário